Relação BTS x ARMY

Atualizado: Jun 1


Foto por Karol Póss.


Por sua grande popularidade na atualidade, muito se é conversado sobre a relação entre o BTS e o ARMY, como são denominados seus fãs. Essa discussão surge a partir de relatos destes, sobre o quanto o grupo mudou suas vidas, o quanto esse amor e dedicação influenciam na vida de ambos e como as suas músicas têm o poder de deixar os sentimentos mais leves.


É interessante analisar essa conexão pelo simples fato, ou não tão simples assim, de que esse sentimento faz com que os ARMYS se mobilizem fielmente para o crescimento e reconhecimento dos meninos em todos os âmbitos possíveis, assim, reproduzindo também suas boas ações pelo mundo.


Há algum tempo os meninos começaram a ter a preocupação em deixar mensagens inspiradoras, sejam elas de amor ou auto aceitação em suas músicas, e atualmente essas letras tem tomado conta da sua discografia. É importante frisar que boa parte dos seus fãs os conheceram em algum momento difícil e que através das suas canções encontraram um porto seguro ou um incentivo para ver o mundo com outros olhos.


Os próprios membros do BTS são quem compõem a maioria das suas músicas, e citar isso é importante porque confirma ainda mais o quão estreita é a relação com o ARMY, e que de fato os meninos entendem seus fãs, seu público em geral. Como exemplo, o grupo possui uma trilogia de álbuns chamado Love Yourself (Ame a si mesmo), divididos em: Her (Ela), Tear (Lágrima) e Answer (Resposta). Desses trabalhos foi feita uma turnê mundial, a Love Yourself Tour que teve uma extensão, a Speak Yourself Tour, na qual o grupo realizou dois shows no Brasil em maio de 2019. Esses álbuns têm como principal intuito exaltar a importância do amor próprio, e a ideia de que amarmos a nós mesmos é o real começo para o verdadeiro amor.


Além de músicas, performances, ensaios, programas de TV, etc, o BTS é muito conhecido por suas ações filantrópicas. Em 2017 o grupo iniciou um projeto em parceria com a UNICEF, chamado Love Myself, tendo como foco arrecadar fundos para a campanha #ENDViolence, que visa garantir a segurança de crianças e adolescentes no mundo. A colaboração conseguiu arrecadar cerca de 1 milhão de dólares, por volta de 4 milhões de reais.


Em junho do ano passado, o movimento antirracista intitulado Black Lives Matter (Vidas Negras Importam), criado em 2013, obteve uma maior visibilidade após a morte de George Floyd, vítima da violência policial nos EUA. A onda de protestos pelo mundo ganhou força, e diversas figuras públicas ofereceram apoio às vítimas de racismo, e aqui se inclui a doação de 1 milhão de dólares realizada pelo BTS como forma de solidariedade ao movimento. Com isso, os ARMYs criaram uma espécie de vaquinha, através de um site, para arrecadar o mesmo valor que também seria doado ao BLM, e assim aconteceu.


É importante ressaltar que essas são algumas das muitas ações que o grupo realiza com frequência, ações essas que são sempre publicadas pela parte que recebe a doação. Hoje em dia o fandom conta com fanbases e projetos totalmente focados em ações filantrópicas em nome do BTSxARMY, e aqui no Brasil, temos o apoio da Army Help The Planet.


A relação entre os meninos e seus fãs é algo que chama atenção de todos, pois além deles terem esse grande poder de influência sobre sua fanbase, o próprio ARMY se movimenta para retribuir todo o amor que eles recebem. Mas, como? Frequentemente eles estão buscando formas de surpreender os membros, principalmente em suas datas de aniversário. São feitas doações para Instituições, mutirões de stream em seus solos, anúncios em ônibus e metrôs e homenagens em lugares bastante conhecidos e marcantes como os grandes telões da Time Square e o Burj Khalifa, o edifício mais alto do mundo.


O BTS, através da música, criou um universo para se comunicar com o ARMY, uma forma de conexão onde nada de negativo pode chegar. Um lugar onde todos os sentimentos são bons e os sonhos se tornam realidade. Há um trecho da música "Magic Shop" dos meninos que diz: "dias em que eu odeio ser eu, dias em que eu quero desaparecer para sempre, vamos fazer uma porta no seu coração, se você abrir essa porta e entrar, eu estarei lá, esperando por você…", logo, é compreensível chamar esse universo de loja mágica, esse é o conforto que o Bangtan oferece a quem tanto os ama.




Escrito por Laura.

Revisado por Polyana.

389 visualizações4 comentários

Posts recentes

Ver tudo