Glossário Baby ARMY!



A indústria do k-pop (Pop coreano) tem seus termos e um vocabulário próprio que muitas vezes pode causar uma sensação de estranhamento para quem está acostumado à cultura do pop ocidental e suas nomenclaturas. Mesmo entre os diversos grupos presentes na indústria, há expressões que são usadas apenas entre seus determinados fandoms, e não é diferente com o BTS.


O grupo vem conquistando cada vez mais espaço e admiradores na indústria, e é natural que o número de fãs aumente à medida que eles ganham reconhecimento e ficam ainda mais famosos. Mas muitos desses novos Armys (como é chamado o fandom do BTS) podem ter problemas para entender esse mundo ao qual estão sendo introduzidos, portanto, para ajudar aos Baby-Armys que ainda estão se adaptando, preparamos esse blog com o significado de algumas palavras e termos, importantes nessa transição, utilizados pelo fandom.


Começando com termos gerais, temos:

  • Comeback - Quando um grupo/artista volta de uma pausa, ou de um período maior sem fazer lançamentos.

  • Debut - Assim é chamada a estreia de um grupo/artista na indústria musical.

  • Bias e Ultimate - Bias é como os fãs se referem ao seu integrante favorito de um determinado grupo, e Ultimate faz referência ao seu artista favorito dentre todos os grupos e cantores solos que você acompanha.

  • Maknae - É a forma como os integrantes mais novos de um grupo são chamados, o que no Brasil chamamos de caçulas da família. E no BTS, o Jungkook é quem ocupa esse papel.

  • Hyung - É muito comum ver os meninos chamando algum outro integrante assim, mas esse termo nada mais é do que uma forma de se referir a um “irmão mais velho”, na tradução literal. Ou um modo informal, utilizado pelos homens, para se referir a alguém mais velho.

  • V-live - Também chamado de V-App, é um aplicativo sul coerano onde muitos artistas fazem lives e conversam com os fãs.

  • Weverse - É um aplicativo criado pela Big Hit, no qual é possível ter um acesso mais "íntimo" com os artistas. Apesar de ainda ser majoritariamente utilizado pelos Armys, fandoms dos outros grupos gerenciados pela Big Hit também utilizam da plataforma.


Além desses termos genéricos, existem alguns vocábulos próprios do fandom Army, entre eles estão:

  • Borahae ou o famoso “I Purple You” - A expressão criada pelo Taehyung (V) é uma junção das palavras “roxo” e “eu amo você”. O termo foi criado pelo V em um show quando ele disse: “Você sabe o que roxo significa? A cor roxa é a última cor do arco-íris, roxo significa que eu vou confiar e amar vocês por muito tempo. Eu acabei de criar isso”. Desde então, essa é a forma do BTS e Army dizerem um ao outro que se amam.

  • Bangtan Bomb - São vídeos curtos dos bastidores do BTS, postados no canal Bangtan TV, no YouTube.

  • Army Bomb - Assim são chamados os lightstick do Bangtan. As “lanternas” são controladas via bluetooth durantes os shows do grupo e são responsáveis pelas imagens incríveis captadas da plateia durante os concertos.

  • Eat Jin - É um segmento no V-live, apresentado pelo SeokJin, no qual ele interage com os fãs enquanto come, conta sobre suas preferências culinárias entre outros tópicos.

  • Run BTS - É um show de variedades gratuito e exclusivo do BTS, lançado no V-live, geralmente às terças-feiras. O programa conta com diversos desafios e brincadeiras nas quais os meninos se divertem enquanto lutam para conquistar os prêmios (que geralmente são comida) e evitar as punições.

  • Army Selca Day - Selca é o que normalmente chamamos de selfie, e o Selca day é uma espécie de evento onde os fãs postam suas fotos geralmente imitando seu bias ou ultimate. O Army Selca Day ocorre toda primeira segunda-feira do mês, e é uma forma de retribuir todas as coisas que o Bangtan faz por nós.


Outras expressões importantes de se saber para todo fã que presa apoiar seus artistas são:

  • Stream - Não é nada mais do que o ato de escutar música por meio de aplicativos como o Spotify, o Deezer, o Apple Music, ou simplesmente ver um MV no YouTube com o desejo de aumentar as reproduções de determinada música e assim favorecer seu desempenho em charts. Apesar de ser constantemente criticado atualmente, o simples ato de escutar a música é de extrema importância, pois é a forma dos Armys mostrarem apoio ao trabalho feito com tanto carinho e dedicação do Bangtan para seus fãs.

  • Charts - No cenário musical, são basicamente gráficos de desempenho de um artista na indústria. Cada país tem sua própria forma de montar esses charts, mas geralmente são levados em conta aspectos como: vendas digitais e físicas, a quantidade de stream que um single recebeu nas plataformas digitais, assim como o número de vezes em que uma música foi tocada nas rádios entre outros critérios.

  • Melon, Genie, Flo, Bugs - Esses são Apps coreanos de stream, com os quais as K-Armys trabalham para manter o Bangtan no topo, assim como o Spotify.

  • Daesang - Não é realmente um termo utilizado com frequência, e geralmente é mais visto nas premiações de final de ano. Mas Daesang é unicamente o prêmio principal de uma premiação.


Alguns desses termos podem soar estranhos à primeira vista, alguns podem parecer simples, e outros podem parecer irrelevantes, mas apesar de tudo, no final o que importa é estar aqui e apoiar os meninos. Então espero que esse blog possa te ajudar a entender um pouco melhor desse universo e principalmente a se conectar um pouco mais com o Bangtan.



Escrito por: Thaís A. Nascimento

Revisado por: Polyana

422 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo

We fight

a bts fanbase

  • Twitter - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • Facebook - Círculo Branco
  • Spotify - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco
  • TikTok

Carolina

Maria

Maria Eduarda

Maria Eduarda A.

Lorrane

Lara

Nilo

Isabelly

 Nathália

Isabella

Danielle

Rafaela

Dinny

Andressa

Thais

Beatriz G. 

 Camille

Ingrid

Laura

Marina

Marina R.

Polyana

Karime

Mia
 

Beatriz S.

Hanna

Jessy

Livia

Rachel