Críticas sociais nas músicas do BTS.



O BTS tem várias músicas onde eles passam mensagens para o público, seja elas de conforto, de amor ou sobre as lutas e histórias deles. E o tema de hoje é sobre músicas onde eles trazem críticas sociais em suas letras.


Para começar esta conversa, não poderia ser outra música além da clássica Baepsae! Lançada em 2015, ela faz parte do álbum The Most Beautiful Moment in Life pt 2.



“Ah, pare de tagarelar sobre esforço

Ouvir isso me dá aflição

Ah, se esforce mais, se esforce mais

Nós nunca tivemos nenhuma chance, de qualquer forma”


Em um verso da música, RM canta: "Graças às cegonhas, estou totalmente desgastado”, que faz referência ao ditado "um corvo que segue uma cegonha vai quebrar as pernas", que significa que se você tentar fazer algo que está fora das suas capacidades você, provavelmente, irá falhar.


Nessa música o BTS usa os corvos como uma metáfora para as gerações novas (jovens) e como os mais velhos tratam essa geração de um modo que não é normal, segundo o verso "Mude as regras, mude, mude. As cegonhas querem, querem, manter. Não vai funcionar desse jeito, bang bang. Isso não é normal. Isso não é normal". Nesse mesme estrofe o BTS demonstra o quanto eles querem mudar o sistema, é um pedido dos jovens que trabalham duro, mas que mesmo assim são intitulados como preguiçosos e substituídos pelos mais velhos. Genial, não?


A próxima música é uma das mais novas, do álbum Map Of The Soul: 7, que foi lançado em 2020. UGH!



“Este mundo é dominado pela raiva

Parece que ninguém consegue viver sem ela

Eles ficam furiosos, novamente furiosos e furiosos”


É um fato que todas as músicas da rap line do BTS trazem alguma crítica em sua letra. E com UGH não é diferente. Em um ponto da música, Yoongi canta: "As verdades podem se tornar falsas, as mentiras podem se tornar verdades. Nesse lugar todo mundo se torna alguém com ética e julgamento perfeito, que piada". Esse estrofe reflete as redes sociais, em que as pessoas apenas jogam hate nas outras por não ter nada melhor para fazer, ou apenas por diversão.


No geral, a música diz que as pessoas usam o ódio ou a raiva delas em coisas bobas e isso faz o sentido dele "se perder". Eles dão a entender que se esse ódio fosse usado em situações mais necessárias ou significativas - por exemplo protestos - a raiva poderia mudar o mundo.


Agora é a vez da tão animada GoGo! Lançada em 2017 faz parte do álbum Love Yourself: Her.



“Dinheiro, dinheiro

Gasto tudo em um dia

Corro, corro, cara, eu gasto como se fosse uma festa”


Apesar do dance practice* ser tão engraçado, a batida animada e a dança fofinha, a letra traz reflexões sobre o consumismo e como as pessoas o usam para se satisfazer, sem muitos escrúpulos.


A música conta com diversos trocadilhos e palavras com mais de um significado. Como na parte de Jimin: “Dollar dollar 하루아침에 전부 탕진” (Dinheiro, dinheiro/Gasto tudo em um dia), onde 탕진 (tanjin) é traduzido para “gastar”, mas ele tem um duplo sentido. 荡 (Poong) é uma palavra chinesa que significa “varrer” e 盡 (Jin) significa o escape ou a saída em chinês. Ambas as palavras têm pronúncias parecidas com as das sílabas de 탕진. Ou seja, 탕= 荡 (varrer) 진= 盡 (a saída). Nesse caso, a expressão significa "desperdiçar" ou “gastar tudo”. Ou quando, ainda na parte de Jimin, é utilizada a palavra “달려" (dallyeo), que é "corro" em português, mas a pronúncia é parecida com a da palavra "Dollar", o dinheiro americano. “달려” também é usado por coreanos para descrever quando alguém faz algo durante a noite inteira.


“A geração atual usa frases como YOLO (expressão que significa "você vive apenas uma vez") e desperdiçam dinheiro para se divertirem, mas eu acho que essas pessoas não pensam o significado desses termos, mesmo usando eles.” Disse Yoongi, na conferência do álbum Love Yourself: Her.


Por último, porém não menos importante, a música Am I Wrong?, que foi lançada em 2016 no álbum “Wings”, mas que também aparece no repackage do álbum, “You Never Walk Alone”.



“Você acha que está tudo bem?

Para mim não está tudo bem

Você tem ouvidos, mas não ouve

Você tem olhos, mas não vê”


Apesar dos vocais e raps perfeitos, a música traz uma séria mensagem sobre as pessoas que não estão conscientes sobre o mundo que nos rodeia. Nela também há trocadilhos como na parte “다 마음에 물고기가 살어 걔 이름 selfish selfish” (Peixes vivem em nossos corações/Seus nomes são egoísta, egoísta) onde eles citam peixes, fish em inglês, e diz que o nome deles é selfish, que é traduzido para egoísta.


Na letra eles afirmam repetidamente que se determinada pessoa acha que tudo que está acontecendo no mundo é normal, esta pessoa está maluca, que o mundo todo enlouqueceu por normalizar ou esquecer de assuntos delicados.


“Se o que você vê no jornal não é nada pra você

Se aquele comentário não é nada pra você

Se aquele ódio não é nada pra você

Você não é normal, você é anormal”




*Dance practice: Vídeos feitos por idols para mostrar a coreografia de uma determinada música.


Escrito e revisado por Beatriz

Fontes: https://bit.ly/30ICKMI | https://bit.ly/2PY91xb | https://bit.ly/3qMn2KY | letras e traduções de músicas: https://bit.ly/38Cihxz.

370 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

We fight

a bts fanbase

  • Twitter - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • Facebook - Círculo Branco
  • Spotify - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco
  • TikTok

Carolina

Maria

Maria Eduarda

Maria Eduarda A.

Lorrane

Lara

Nilo

Isabelly

 Nathália

Isabella

Danielle

Rafaela

Dinny

Andressa

Thais

Beatriz G. 

 Camille

Ingrid

Laura

Marina

Marina R.

Polyana

Karime

Mia
 

Beatriz S.

Hanna

Jessy

Livia

Rachel