Fazer stream é mesmo importante?

Atualizado: Mai 31

Como ARMYs, é certo que vocês já viram várias postagens discutindo sobre a famosa 'stream'. Mas o que é e qual a sua importância?

Stream/streaming, em tradução literal, significa 'transmitir’. Usamos o termo para referenciar o ato de transmitir/ouvir em massa um álbum, música ou MV (vídeo-clipe), visando a acumulação de reproduções, com o intuito de melhorar o desempenho de um artista nos charts.


A importância de fazer stream para o BTS está ligada à vários fatores. O principal é dar destaque e ajudar suas músicas a se manterem nos charts. Isso é comum à todos os fandoms, porém, o peso de fazer stream para o BTS é bem maior, visto que eles são artistas coreanos e um boygroup que tem adentrado mercados estrangeiros que são, majoritariamente, preconceituosos. Uma das maiores formas de dar suporte ao sucesso de um artista em charts como a Hot100, da Billboard, são as rádios e as playlists de plataformas de stream (ex: Spotify).


Uma vez que a música é colocada em #1 ou no Top10, ela terá exposição ao público em geral. Tal fato dá mais destaque ao artista e viabiliza o que chamamos de 'hit'. Mesmo com um bom desempenho em tais mercados, o BTS, ainda hoje, é alvo contínuo de xenofobia e preconceito, o que os faz serem, em muitas das vezes, ignorados pelas rádios e, assim, raramente alcançam boas posições em playlists grandes. Eles têm maior necessidade de ter um fandom ativo, que os deixe em destaque, que faça stream, e, como consequência, precisam divulgar a sua música para o público em geral. Com as reproduções, chega-se às posições significativas em charts, aos prêmios, e, consequentemente, ao reconhecimento.

Se quisermos ver o BTS crescer e ter seu lugar garantido ao lado de grandes nomes da música, precisamos batalhar mais do que qualquer fandom. O stream não deve ser visto como algo cansativo, porém reconhecemos que todos temos nossas vidas e deveres. Entretanto, fazer stream não é algo que irá te atrapalhar, pois você pode simplesmente deixar uma playlist rodando no seu celular/computador ou em qualquer outro aparelho enquanto segue sua rotina normalmente. Ouvir a música dos meninos não é um fardo, pois são os artistas que escolhemos amar e dar suporte. Ajudar eles é gratificante e incluir o stream como uma das tarefas de nossa rotina é uma forma de retribuir.



Texto por: Nathália M.

Revisão por: Jaymin

865 visualizações11 comentários

Posts recentes

Ver tudo