As eras dos álbuns do BTS - Parte II



No primeiro post sobre "AS ERAS DOS ÁLBUNS DO BTS", que você pode ler clicando AQUI, falamos sobre a primeira Trilogia, "A ERA ESCOLAR", que é o tema dos álbuns: “2 cool 4 skool”, “O!Rul8,2?” e “Skool Luv Affair” (que também faz parte a edição especial: Skool Luv Affair - Special Addition de 2020; e os singles japoneses: No More Dream e Boy in Luv). Agora viemos para a segunda parte e iremos falar um pouco mais sobre a e a 3° ERA dos álbuns do BTS.


2° ERA - ADOLESCÊNCIA E AMOR


A segunda era foi composta apenas por um álbum coreano, que foi o primeiro full álbum do grupo: "Dark & Wild" (tradução livre: escuro e selvagem), e também pelo primeiro full álbum japonês "Wake Up" (tradução livre: acordar), mais o single álbum japonês "Danger".


Podemos perceber que eles saíram do tema escolar, e entraram em um tema mais bad boy, começaram a descobrir melhor o estilo musical deles, e além do hip hop, eles acrescentaram mais o south, o trap e pop nas músicas. Nessa era, eles continuam com suas mensagens aos jovens, que estão começando a enfrentar o início da vida adulta, tendo um aprofundamento no tema do amor jovem e as incertezas que esse amor trás, os sentimentos de dor e tristeza ao acabar o relacionamento do primeiro amor. E fazem uma crítica social à pressão aos jovens de seguir tendo que suprir as expectativas dos adultos em meio a aprender a lidar com as lições/sentimentos do primeiro amor. Eles também fazem a divulgação da música "War of Hormone", que divide opiniões* no fandom devido a alguns trechos da letra.


A música título é a "Danger" (tradução livre: perigo), ela mostra as incertezas e problemas comuns em um relacionamento amoroso, os sentimentos confusos que os jovens têm e isso fica bem claro na letra da música:


"Mas por que você está fazendo isso comigo?

Por que está me fazendo de bobo?...

Você está brincando comigo?

O que eu sou pra você?

Eu sou tão fácil assim

Você está brincando comigo?..."





3° ERA - TRILOGIA JUVENTUDE


E entramos na terceira era do BTS. Nela temos mais uma trilogia, com os álbuns: "The Most Beautiful Moment Life - Part. I" (HYYH - 화양연화, Hwa Yang Yeon Hwa ou em tradução livre: O Momento Mais Bonito da Vida), "The Most Beautiful Moment Life - Part. II" e o "Young Forever" (tradução livre: jovem para sempre). E não menos importante também tivemos os lançamentos japoneses: single álbum "For You" (primeira música japonesa do BTS que teve um mv), o single álbum "I Need U", o single álbum "Run" e o segundo full álbum "Youth".


(capa single álbum japonês FOR YOU) (capa single álbum japonês I NEED YOU)


(capa single álbum japonês RUN) (capa full álbum YOUTH)



Essa era foi uma das eras mais marcantes para o BTS, pois mostra o amadurecimento do grupo, pois além deles terem uma participação muito mais efetiva na criação e produção dos álbuns e conceitos, na composição e arranjos das músicas, eles conseguiram o seu primeiro WIN (foi a primeira vitória do BTS em um music show, com a música I NEED U) e também foi o início oficial da história paralela do BU (BTS UNIVERSE, todos os mvs que fazem parte do BU, tem a descrição no vídeo, conforme a imagem abaixo).




O álbum "The Most Beautiful Moment Life - Part I", vem com o conceito da força e energia dos jovens, que essa é a melhor e mais bonita fase da vida, mas que essa trajetória é cheia de empeci-lhos e dificuldades que são causadas pela inseguranças e decisões erradas, mas que apesar de tudo, o certo é seguir em frente, sem desistir. Nesse álbum foi promovida a faixa-título "I NEED U" (tradução livre: Preciso de você) e "DOPE" (tradução livre: Narcótico). O mv do "I NEED U" dá início aos clipes que complementam a história do BU.


Em um entrevista na divulgação do álbum, o RM falou um pouco sobre o conceito e nome do álbum:


"O ditado “o momento mais bonito na vida” parecia ser a definição de juventude. Você não tem certeza do que ela realmente é, mas nós pensamos que é o momento que você tem mais percas e que pensa mais lindamente. Há uma série de poemas sobre a juventude também. Nós pensamos que seria melhor para falar sobre isso muito bem, em vez de simplesmente usar a palavra “juventude” como ela é, e a nuance foi boa também, por isso acabou sendo nossa palavra-chave."


E ao falar sobre a letra da música título do álbum, que é "I NEED U", RM responde:


"Honestamente, se você perguntar por que essa música virou single, é porque nós pensamos que, embora eles dizem que a juventude é linda, ela é ao mesmo tempo muito curta, então você pode acabar vagando e encontrando muitos perigos. Mais do que a infinita beleza da juventude, nós queríamos iluminar os lados mais escuros e mais pesados da juventude. É uma história de amor que poderia ser contada por um jovem, mas é também cheia de letras mostrando que a juventude pode ser perigosa. E relacionando o tema da juventude ao amor.


E sobre a temática do amor jovem, e se há pontos semelhantes nessas duas palavras, RM completa:


"Eu acho que há muitos pontos semelhantes entre a juventude e o amor. Juventude pode terminar antes que você espera. Da mesma forma, nos apaixonamos pensando que aquilo vai durar pra sempre, não é mesmo? Eu acho que existem pontos semelhantes entre eles."



Já no álbum "The Most Beautiful Moment Life - Part II" eles dão continuidade ao tema e conceito do HYYH 1, como uma divisão entre os dois álbuns. Nesse álbum eles apenas divulgaram a música "Run", que também faz parte do BU. E mais uma vez a letra da música fala do amor jovem, dessa vez da decepção do fim do relacionamento, dos sentimentos que ainda ficam após o término.





"Me deixe correr até você

Mesmo que haja feridas em meus pés

Eu ainda sorrio sempre que vejo você.

Mais uma vez vamos correr, correr, correr, eu não consigo parar[...]

[...]Eu não posso fazer nada além de correr

Eu não posso fazer nada além de te amar[...]

[...]Todos me dizem que acabou, mas eu não consigo parar..."



E finalmente no último álbum da trilogia, o "YOUNG FOREVER". Ele é o primeiro álbum de compilação, sendo as músicas dos dois últimos álbuns: o HYYH I e HYYH II, tendo vários remixes e 3 músicas inéditas. Nesse álbum foi feita a divulgação das músicas "SAVE ME" e "FIRE". Se formos interpretar as letras ao pé da letra, elas são uma continuação da narrativa do acontece quando um jovem se perde em seus sentimentos após um término amoroso e se deixa levar, quando perde o seu amor próprio e fica perdido a esses sentimentos, mas que não faz nenhum bem a si próprio. A letra de "Save Me" fala sobre a solidão, sobre o quanto estar sozinho é sufocante e desesperador, e mostra o quanto esse jovem deseja ser salvo, pois não está conseguindo resolver sozinhos os seus sentimentos.


"Me dê a sua mão e me salve me, me salve.

Eu preciso do seu amor, antes que eu caia, caia."


Já a música "Fire" conta a história de um jovem que não tem nada, que vive bêbado nas ruas e xingando, como uma pessoa louca, ou seja, que está tudo uma bagunça na vida dessa pessoa, podemos dizer que ela chegou ao fundo do poço e está um completo caos.


"Não se esforce tanto, está tudo bem se perder[...]

[...]Está tudo bem apenas viver, nós ainda somos jovens.

Quem você pensa que é pra dizer ao contrário?

Pare de comparar, eu sou apenas EU (e daí?)...

[...] Levante suas mãos e grite, pegue fogo. Queimando..."


E com essa música eles finalizam a terceira era, passando uma mensagem aos jovens, e dizendo que está tudo bem, pois os jovens irá cometer muitos erros e tomar muitas decisões erradas, mas que não deve desistir por causa deles, seus erros fazem parte da sua vida e são eles são os que moldarão esse jovem a ser uma pessoa melhor, eles fazem parte do que o jovem é. Então, se erga e viva intensamente, como se pegasse fogo.


O que dá a transição e continuação para passar para a próxima era, que vai mostrar mais sobre os sentimentos internos, sobre as consequências dos erros e os demônios de uma pessoa, que já saiu da fase jovem e entrou na vida adulta.


* Muitos dizem que a música tem uma letra muito machista, ou seja, em um termo mais amplo e de simples entendimento, o machismo crê na inferioridade da mulher, é a ideia de que o homem, em uma relação, é o líder superior, na qual protege e é a autoridade em uma família.


E a música mostra que o bangtan está disputando uma garota muito sortuda que irá escolher um deles pra namorar. E a letra contém algumas partes, como: "Eu não me importo com as meninas, eu apenas brinco com ela uma vez e digo adeus". Esse é um dos motivo dessa música não ser bem aceita pelo fandom, mas há quem diga que não há nada de machista na música, e sim, que ela seja desrespeitosa, e que está mostrando que as mulheres são apenas um brinquedo para os homens, e/ou que a música só está mostrando o lado de que os homens mesmo não "prestando" não têm o julgamento da sociedade, como as mulheres têm, se fosse uma situação oposta. Então, vai da interpretação de cada um.


Escrito e revisado por Marina.

Fonte - Entrevista Tenasia

446 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

We fight

a bts fanbase

  • Twitter - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • Facebook - Círculo Branco
  • Spotify - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco
  • TikTok

Carolina

Maria

Maria Eduarda

Maria Eduarda A.

Lorrane

Lara

Nilo

Isabelly

 Nathália

Isabella

Danielle

Rafaela

Dinny

Andressa

Thais

Beatriz G. 

 Camille

Ingrid

Laura

Marina

Marina R.

Polyana

Karime

Mia
 

Beatriz S.

Hanna

Jessy

Livia

Rachel