As eras dos álbuns do BTS - Parte II

No primeiro post sobre "AS ERAS DOS ÁLBUNS DO BTS", que você pode ler clicando AQUI, falamos sobre a primeira Trilogia, "A ERA ESCOLAR", que é o tema dos álbuns: “2 cool 4 skool”, “O!Rul8,2?” e “Skool Luv Affair” (que também faz parte a edição especial: Skool Luv Affair - Special Addition de 2020; e os singles japoneses: No More Dream e Boy in Luv). Agora viemos para a segunda parte e iremos falar um pouco mais sobre a 2° e a 3° ERA dos álbuns do BTS.
2° ERA - ADOLESCÊNCIA E AMOR


A segunda era foi composta apenas por um álbum coreano, que foi o primeiro full álbum do grupo: "Dark & Wild" (tradução livre: escuro e selvagem), e também pelo primeiro full álbum japonês "Wake Up" (tradução livre: acordar), mais o single álbum japonês "Danger".

Podemos perceber que eles saíram do tema escolar, e entraram em um tema mais bad boy, começaram a descobrir melhor o estilo musical deles, e além do hip hop, eles acrescentaram mais o south, o trap e pop nas músicas. Nessa era, eles continuam com suas mensagens aos jovens, que estão começando a enfrentar o início da vida adulta, tendo um aprofundamento no tema do amor jovem e as incertezas que esse amor trás, os sentimentos de dor e tristeza ao acabar o relacionamento do primeiro amor. E fazem uma crítica social à pressão aos jovens de seguir tendo que suprir as expectativas dos adultos em meio a aprender a lidar com as lições/sentimentos do primeiro amor. Eles também fazem a divulgação da música "War of Hormone", que divide opiniões* no fandom devido a alguns trechos da letra.
A música título é a "Danger" (tradução livre: perigo), ela mostra as incertezas e problemas comuns em um relacionamento amoroso, os sentimentos confusos que os jovens têm e isso fica bem claro na letra da música:
"Mas por que você está fazendo isso comigo?
Por que está me fazendo de bobo?...
Você está brincando comigo?
O que eu sou pra você?
Eu sou tão fácil assim
Você está brincando comigo?..."
3° ERA - TRILOGIA JUVENTUDE
E entramos na terceira era do BTS. Nela temos mais uma trilogia, com os álbuns: "The Most Beautiful Moment Life - Part. I" (HYYH - 화양연화, Hwa Yang Yeon Hwa ou em tradução livre: O Momento Mais Bonito da Vida), "The Most Beautiful Moment Life - Part. II" e o "Young Forever" (tradução livre: jovem para sempre). E não menos importante também tivemos os lançamentos japoneses: single álbum "For You" (primeira música japonesa do BTS que teve um mv), o single álbum "I Need U", o single álbum "Run" e o segundo full álbum "Youth".


(capa single álbum japonês FOR YOU) (capa single álbum japonês I NEED YOU)


(capa single álbum japonês RUN) (capa full álbum YOUTH)
Essa era foi uma das eras mais marcantes para o BTS, pois mostra o amadurecimento do grupo, pois além deles terem uma participação muito mais efetiva na criação e produção dos álbuns e conceitos, na composição e arranjos das músicas, eles conseguiram o seu primeiro WIN (foi a primeira vitória do BTS em um music show, com a música I NEED U) e também foi o início oficial da história paralela do BU (BTS UNIVERSE, todos os mvs que fazem parte do BU, tem a descrição no vídeo, conforme a imagem abaixo).


O álbum "The Most Beautiful Moment Life - Part I", vem com o conceito da força e energia dos jovens, que essa é a melhor e mais bonita fase da vida, mas que essa trajetória é cheia de empeci-lhos e dificuldades que são causadas pela inseguranças e decisões erradas, mas que apesar de tudo, o certo é seguir em frente, sem desistir. Nesse álbum foi promovida a faixa-título "I NEED U" (tradução livre: Preciso de você) e "DOPE" (tradução livre: Narcótico). O mv do "I NEED U" dá início aos clipes que complementam a história do BU.
Em um entrevista na divulgação do álbum, o RM falou um pouco sobre o conceito e nome do álbum:
"O ditado “o momento mais bonito na vida” parecia ser a definição de juventude. Você não tem certeza do que ela realmente é, mas nós pensamos que é o momento que você tem mais percas e que pensa mais lindamente. Há uma série de poemas sobre a juventude também. Nós pensamos que seria melhor para falar sobre isso muito bem, em vez de simplesmente usar a palavra “juventude” como ela é, e a nuance foi boa também, por isso acabou sendo nossa palavra-chave."
E ao falar sobre a letra da música título do álbum, que é "I NEED U", RM responde:
"Honestamente, se você perguntar por que essa música virou single, é porque nós pensamos que, embora eles dizem que a juventude é linda, ela é ao mesmo tempo muito curta, então você pode acabar vagando e encontrando muitos perigos. Mais do que a infinita beleza da juventude, nós queríamos iluminar os lados mais escuros e mais pesados da juventude. É uma história de amor que poderia ser contada por um jovem, mas é também cheia de letras mostrando que a juventude pode ser perigosa. E relacionando o tema da juventude ao amor.
E sobre a temática do amor jovem, e se há pontos semelhantes nessas duas palavras, RM completa:
"Eu acho que há muitos pontos semelhantes entre a juventude e o amor. Juventude pode terminar antes que você espera. Da mesma forma, nos apaixonamos pensando que aquilo vai durar pra sempre, não é mesmo? Eu acho que existem pontos semelhantes entre eles."

Já no álbum "The Most Beautiful Moment Life - Part II" eles dão continuidade ao tema e conceito do HYYH 1, como uma divisão entre os dois álbuns. Nesse álbum eles apenas divulgaram a música "Run", que também faz parte do BU. E mais uma vez a letra da música fala do amor jovem, dessa vez da decepção do fim do relacionamento, dos sentimentos que ainda ficam após o término.
"Me deixe correr até você
Mesmo que haja feridas em meus pés
Eu ainda sorrio sempre que vejo você.
Mais uma vez vamos correr, correr, correr, eu não consigo parar[...]
[...]Eu não posso fazer nada além de correr
Eu não posso fazer nada além de te amar[...]
[...]Todos me dizem que acabou, mas eu não consigo parar..."

E finalmente no último álbum da trilogia, o "YOUNG FOREVER". Ele é o primeiro álbum de compilação, sendo as músicas dos dois últimos álbuns: o HYYH I e HYYH II, tendo vários remixes e 3 músicas inéditas. Nesse álbum foi feita a divulgação das músicas "SAVE ME" e "FIRE". Se formos interpretar as letras ao pé da letra, elas são uma continuação da narrativa do acontece quando um jovem se perde em seus sentimentos após um término amoroso e se deixa levar, quando perde o seu amor próprio e fica perdido a esses sentimentos, mas que não faz nenhum bem a si próprio. A letra de "Save Me" fala sobre a solidão, sobre o quanto estar sozinho é sufocante e desesperador, e mostra o quanto esse jovem deseja ser salvo, pois não está conseguindo resolver sozinhos os seus sentimentos.
"Me dê a sua mão e me salve me, me salve.
Eu preciso do seu amor, antes que eu caia, caia."
Já a música "Fire" conta a história de um jovem que não tem nada, que vive bêbado nas ruas e xingando, como uma pessoa louca, ou seja, que está tudo uma bagunça na vida dessa pessoa, podemos dizer que ela chegou ao fundo do poço e está um completo caos.
"Não se esforce tanto, está tudo bem se perder[...]
[...]Está tudo bem apenas viver, nós ainda somos jovens.
Quem você pensa que é pra dizer ao contrário?
Pare de comparar, eu sou apenas EU (e daí?)...
[...] Levante suas mãos e grite, pegue fogo. Queimando..."
E com essa música eles finalizam a terceira era, passando uma mensagem aos jovens, e dizendo que está tudo bem, pois os jovens irá cometer muitos erros e tomar muitas decisões erradas, mas que não deve desistir por causa deles, seus erros fazem parte da sua vida e são eles são os que moldarão esse jovem a ser uma pessoa melhor, eles fazem parte do que o jovem é. Então, se erga e viva intensamente, como se pegasse fogo.
O que dá a transição e continuação para passar para a próxima era, que vai mostrar mais sobre os sentimentos internos, sobre as consequências dos erros e os demônios de uma pessoa, que já saiu da fase jovem e entrou na vida adulta.
* Muitos dizem que a música tem uma letra muito machista, ou seja, em um termo mais amplo e de simples entendimento, o machismo crê na inferioridade da mulher, é a ideia de que o homem, em uma relação, é o líder superior, na qual protege e é a autoridade em uma família.
E a música mostra que o bangtan está disputando uma garota muito sortuda que irá escolher um deles pra namorar. E a letra contém algumas partes, como: "Eu não me importo com as meninas, eu apenas brinco com ela uma vez e digo adeus". Esse é um dos motivo dessa música não ser bem aceita pelo fandom, mas há quem diga que não há nada de machista na música, e sim, que ela seja desrespeitosa, e que está mostrando que as mulheres são apenas um brinquedo para os homens, e/ou que a música só está mostrando o lado de que os homens mesmo não "prestando" não têm o julgamento da sociedade, como as mulheres têm, se fosse uma situação oposta. Então, vai da interpretação de cada um.
Escrito e revisado por Marina.
Fonte - Entrevista Tenasia