O que "TRIVIA: LOVE" e "134340" nos falam?

Atualizado: Mai 31




Olá ARMY!


Hoje eu vou fazer um post trazendo uma análise sobre duas músicas do BTS que eu amo de paixão, não só pela melodia dela, mas também pela genialidade da letra. Primeiro, eu falarei sobre Trivia: Love, do álbum Love Yourself: Answer.



Não sei nem como expressar o quão perfeita a letra de Love é, sério! Mas vamos por partes.


A música começa perguntando se ‘isso’ é amor, seguido por sua própria resposta, que diz que: às vezes ele sabe que é, mas às vezes não sabe, e também cita que não sabe mais o que dizer, mesmo que tantas palavras o cerquem, nenhuma delas descreve o sentimento que ele sente. Poucos versos depois, ele canta:


“Eu apenas sinto

Como a Lua sempre surgindo após o Sol

Como unhas crescendo

Como árvores soltando suas folhas quando o inverno vem”


Ele basicamente diz que o amor é como um fenômeno natural, que acontece espontaneamente.


"Sou apenas uma pessoa, pessoa, pessoa

Você corrói todas as minhas bordas afiadas

Em amor, amor, amor

Você me transforma"


Nessas parte da música, Namjoon brinca com duas palavras escritas de maneiras parecidas. 사람, saram, pessoa em coreano, e 사랑, sarang, amor em coreano. A única coisa que muda, é o último caractere, que vai de ㅁ para ㅇ. Ou seja: "Sou apenas uma pessoa (사람), Você corrói todas as minhas bordas afiadas (ㅁ→ㅇ) Em amor (사랑)"


"Estou vivo, logo amo

Estou vivo, logo amo

(Viver e amar, viver e amar)

(Se é amor, eu vou te amar)"


Nessa estrofe, ele diz que é impossível viver sem amar. Você deveria amar os outros e você mesmo, simplesmente pelo fato de estar vivo.


"Você transforma o I em O

I em O

Eu descobri, por sua causa

Porque pessoa e amor soam parecido

Você transforma a vida em amor

A vida em amor

Eu descobri, por sua causa

Porque uma pessoa precisa amar, assim como vive"


Agora é a hora de brincar com as palavras em inglês. 'Live' e 'Love', "Você transforma a vida (live) em amor, (love)". Ele também volta naquela referência entre pessoa e amor, já explicada anteriormente.


"A distância entre I e U é grande, mas

Foda-se JKLMNOPQRST

Eu atravessei todas essas letras e te alcancei"


Gente. Olha esse homem. Ele basicamente diz que I (eu em inglês) e U (você, em inglês) estão longe, mas ele atravessou as letras do alfabeto que ficam entre elas e alcançou "você". ISSO É GENIAL DEMAIS!


“Veja, eu e você somos parecidos também

Apesar disso não significar que eu sou você”


Outra brincadeira com palavras em coreano. Significa que mesmo que se pareçam, não significa que são as mesmas pessoas.


Já no final da música, há mais duas palavras que se parecem com pessoa (사람), essas são: 바람 balam, que é brisa em coreano; e 자랑, jalang, que é orgulho em coreano.


"Você é minha pessoa, pessoa, pessoa (사람)

Você é minha brisa, brisa, brisa (바람)

Você é meu orgulho, orgulho, orgulho (자랑)

Você é meu amor (meu amor) (사랑)

Meu único amor (único amor) (사랑)"


Não tenho nem palavras… É simplesmente perfeito. O modo como ele trabalha com as palavras que têm a pronúncia - e até a escrita - parecidas é tão lindo, tão poético, eu fico boba demais. Pessoalmente, eu acredito que seja uma das músicas mais lindas que o BTS tem.



Passando para a próxima música que eu amo de paixão (e fico triste em saber que muitas ARMYs não gostam/conheçam tanto), a 134340, que é do álbum Love Yourself: Tear. SIM, o nome são esses números, e eu já te explico o motivo pelo qual você deveria chamá-la pelos números e não por "Plutão"/"Pluto".





Eu preciso começar dizendo que essa música merece ser amada pela genialidade da letra. Se você não curte muito, por favor me dê a chance de fazer você se apaixonar por essa maravilha em forma de música. Vamos começar pelo fato de que ela foi escrita pela rap line, ou seja, não tem como sair algo ruim dela.


Contextualizando ela para vocês, a música se mostra uma metáfora do relacionamento entre o sol e Plutão com o término de um namoro.


“Se eu pudesse, eu gostaria de perguntar

Por que você fez o que fez, por que você se livrou de mim?

Eu ainda orbito ao seu redor sem um nome”


Plutão, ao ser considerado apenas uma massa densa de gás, foi retirado do seu posto de planeta para planeta anão e perdeu seu nome, logo passou a ser identificado apenas por um número. E você me pergunta "qual número?" eu lhe respondo pequeno gafanhoto…. O número é 134340. Era meio óbvio, eu sei, perdão. Enfim, mesmo após o término desse relacionamento, o 134340 ainda orbita ao redor da suposta garota, que é o sol.


“Você realmente achou Eris?

Me diga, o que me torna tão menor do que aquela lua?”


Ele questiona a garota sobre ela ter encontrado um novo amor, nesse caso, Eris. Eris também é um planeta anão, quase do mesmo tamanho que Plutão e três vezes mais distante do sol do que ele.


O nome Eris significa discórdia/conflito e ele tem uma lua, cujo nome é Dysnomia, que significa desordem. Na mitologia grega, Dysnomia é filha de Eris.


“Nós é o plural de você

Talvez, desde o começo eu nunca estive lá”


Em inglês, nós é “us” e você “you” (ou apenas a letra U, utilizada informalmente. U tem a mesma pronúncia de You). Então fica “Us é o plural de U”, resumidamente, ele diz que esta garota (o sol) apenas se importa consigo mesma. Você consegue perceber isso também em um verso de antes, onde Namjoon canta:Deve ser legal para você ser a luz”. E ele cogita a possibilidade da menina nunca ter o amado verdadeiramente “Talvez, desde o começo eu nunca estive lá”.


“Algum dia você irá entender estas palavras

Minha estação sempre foi você

Meu coração gelado está -248ºC

Ele parou no dia em que você me apagou”


Voltando a falar de mitologia grega, esta parte se refere ao mito de Hades (conhecido como Plutão na mitologia Romana) e Perséfone. Nele, Perséfone é apta a passar apenas duas estações do ano com Hades, o outono e o inverno. Nas outras duas estações, Perséfone se vai, e Hades fica triste. Na música a garota é Perséfone e ela se vai para sempre (termina o relacionamento), deixando Hades triste para sempre também.

A temperatura citada, é a mesma da de Plutão.


Uma vez pertenci ao mundo do Sol

(A música parou, a música acabou)

O coração da estrela está repleto de névoa amarga

(Você me apagou, você me esqueceu)”


Ele fazia parte do mundo da garota, do seu círculo de amigos, etc., e a partir do momento que ocorreu o término, a música parou, o que reafirma que ela é egoísta.


O rap de Yoongi na música, conta que ele estava melhorando. “Eu estive calmo por cerca de um ano sem você, até mesmo o tão chamado sentimento nostálgico não estava lá. Agora eu nem mesmo lembro do seu aroma” Mas por ironia do destino, eles se encontram novamente: “Eu viro minha cabeça para lá e você está sorrindo brilhantemente, se aproximando de mim, e ao seu lado está. (Olá?) Olá (Como você vai?) Eu estou indo bem, ao contrário do meu coração que está prestes a explodir. A temperatura desse momento é -248ºC”. O restante da música continua a retratar o sentimento da rejeição dessa garota por ele.


“Eu só estou orbitando ao seu redor

(Além da névoa, eu ainda te vejo sorrir

A realidade da minha órbita irregular, onde não existe significados, nem você, nem nada)

Eu só estou orbitando à toa

(Plutão do número que é difícil de se lembrar, e da escuridão

Mas eu provavelmente continuarei orbitando ao seu redor, maldição)”


O nome da música é 134340 para dar o conceito. Pois, ao chamá-la de Pluto, o significado da música de dizer que Plutão perdeu o nome, é esvaído por completo!


Espero que tenham gostado de saber um pouco mais sobre essas duas músicas maravilhosas do BTS . Por favor, deem amor a Trivia: Love e a 134340!



Escrito por: Beatriz

Revisado por: Marina

Créditos ao canal: Smeraldo Town.


458 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo